quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alcatra Grelhada com Molho de Vinho Tinto


Esta receita é do "Livro de Receitas para Churrasco" de Luiz Fernando Almeida, na verdade fiz pequenas adaptações que combinem com a nossa região. Mas vale a pena experimentar fica muito saborosa e o vinho amacia ainda mais a alcatra. Nesse Sabadão, sabe como é que é tem que impressionar a família e os amigos e essa receita vai te dar uma mão. Vamos ao que interessa:

Ingredientes
1 peça de alcatra pesando aproximadamente 1.3kg
1 colher de sopa rasa de sal grosso Para o Molho de Vinho Tinto
½ litro de vinho tinto suave
½ litro de suco de uva
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola pequena descascada e picada miudinho
1 colher de sopa de farinha de trigo
Temperos (sal, pimenta, louro em pó,colorau e outros que preferiri)

Modo de Preparo
Tempere a alcatra apenas massageando a carne com sal grosso em todos os lados. Depois leve à grelha previamente aquecida e com fogo forte durante 10 minutos de cada lado a uma distância de 25cm. Vire apenas uma vez.
Para preparar o molho, coloque primeiro a manteiga para aquecer e refogue nela a cebola picadinha. Acrescente a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau. A seguir, o tempero, o suco de uva e o vinho. Mexa até engrossar. Deixe ferver até reduzir para 40% do volume inicial, o que leva cerca de 20 minutos. Retire a alcatra da grelha, fatie, arrume numa travessa e regue generosamente com o molho. A carne vai estar bem assada por fora, mas seu miolo ainda estará vermelho bem vivo, quase sangrando, acentuado pelo molho de vinho tinto. Apesar da aparência, não muito convidativa para alguns, esse é o seu ponto ideal de cozimento. Sirva com arroz com brócolis.
Nota: Se preferir vire a alcatra mais vezes até assar melhor

2 comentários:

  1. Veja esta receita de Alcatra Grelhada com Molho de Vinho Tinto - http://cozinhaz.com/a/alcatra-grelhada-com-molho-de-vinho-tinto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Jonas! A receita é quase idêntica a do livro do nosso colega Luiz Fernando. Infelizmente a fonte não foi citada, assim como nós fizemos. Obrigado por participar.

      Excluir

Deixe seu comentário