terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dicas: Segredos do bolo




Esfriar: Para que um bolo esfrie rapidamente mergulhe o fundo da forma em água fria.

Calor: Quando colocar um bolo no forno, cubra-o, durante os primeiros 15 minutos, com um papel untado de manteiga, para protegê-lo do calor muito intenso, permitindo assim que ele cresça bem.

Cortar: Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.

Claras: Se um bolo leva claras em castelo, estas devem ser adicionadas, muito levemente, à massa para que não percam a macieza.

Desenformar: Antes de meter o bolo no forno, se não for daqueles que tenha de crescer ou secar, coloque em cima um prato. O vapor desprendido pelo calor do forno impedirá o bolo de colar às paredes da forma.
Se o bolo se pegar à forma, coloque um pano molhado em água fria e, espremido, deixe-o ficar, durante um bocado, enrolado à forma. O bolo sairá sozinho. Em caso algum se deve desenformar um bolo para cima de uma pedra mármore. Os bolos devem ser desenformados, assim que saem do forno, para cima de uma grade para que o vapor quente saia do bolo e não o torne mole. Para se desenformarem bolos sem problema, forre previamente as formas com papel de alumínio.

Ovos: Devem, preferencialmente, ser utilizados na temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à receita, procure bater bem para que misture bem com os outros ingredientes.

Farinha e açúcar: os ingredientes secos do bolo devem ser sempre peneirados. Isso evita grumos na massa e garante leveza à receita.

Queimar: Para que o fundo de um bolo não se queime enquanto coze, salpique de sal fino a placa do forno sobre a qual vai colocar a forma do bolo. Assim, já não queima. Em vez de sal, pode também utilizar areia quente.

Temperatura: Para que um bolo fique bom, ligue o forno enquanto está a batê-lo. Não coloque o bolo no forno sem que este esteja na temperatura adequada. Para testar a temperatura do forno, meta um papel vegetal lá dentro, depois de o forno estar ligado já há algum tempo. Se, passados cinco minutos, o papel ficar na mesma é porque a temperatura está demasiado baixa. Se alourar depois de certo tempo, está na temperatura ideal para cozer bolos grandes de massa levedada, pães e brioches. Se o papel alourar em menos tempo, o forno está pronto para cozer bolachas e biscoitos. Se o papel se queimar quase imediatamente espere que esfrie um pouco. De contrário tudo o que colocar lá dentro queimará por fora e ficará cru por dentro.

2 comentários:

Deixe seu comentário